O que é o Tratado de Amizade celebrado entre Portugal e o Brasil?

O tratado celebrado em Porto Seguro no dia 22 de Abril de 2000, veio firmar o Estatuto de igualdade entre os cidadãos brasileiros residentes em Portugal e portugueses residentes no Brasil, em relação aos nacionais de ambos os países.

E na prática o que veio estatuir?

Qualquer cidadão brasileiro titular de uma autorização de residência pode requerer o reconhecimento do seu Estatuto de igualdade, logo que obtenha a autorização.

O pedido é feito no SEF e é gratuito. Aquando do pedido é  preciso ter em mãos fotocópia do Título de Residência, Certificado de Nacionalidade (original e fotocópia) emitido pelo Consulado do Brasil, atestando que o cidadão não se encontra impedido de exercer os seus direitos civis e um requerimento próprio do SEF.

O prazo para emissão do certificado é de 30 dias.

Depois de reconhecido, o Estatuto garante ao cidadão, em suma,  o acesso imediato à Função Pública, podendo exercer funções que não sejam apenas de carácter predominantemente técnico, como acontece com os restantes estrangeiros.

Após 2 anos de autorização de residência, o cidadão brasileiro passa a ter direito de voto nas eleições das autarquias locais .

Passados 4 anos, já é possível, não só votar, como também se candidatar nas eleições autárquicas locais. 

Para os cidadãos que requeiram o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, é emitido (mediante requerimento) um cartão de cidadão brasileiro ao abrigo do Tratado de Porto Seguro, muitíssimo semelhante ao de cartão cidadão nacional.
Nele você encontrará seus números de identificação civil, fiscal, de saúde e de segurança social, caso já possua.

O Estatuto de Igualdade extingue-se com a caducidade ou cancelamento da Autorização de Residência ou a perda da nacionalidade brasileira.

Dê uma olhada no Tratado na íntegra:

Esta é uma dica, infelizmente, pouco divulgada e que facilita imenso a vida :)

Comentários

Mensagens populares