Temos informações oficiais acerca do novo regulamento!

Espreitem! 



Temos informações fresquinhas!
Confirma-se. Os netos que já eram portugueses à data da entrada em vigor da nova lei, não beneficiam de nenhum tipo de convolação automática para a nacionalidade originária.
Terá que ser dada entrada de um novo processo de atribuição, nos termos do novo artigo.
E como ficará a prova de ligação nestes casos?
Nem a própria Conservatória dos Registos Centrais sabe.
Portanto, os pedidos serão aceites e apenas após as primeiras respostas do Governo, ficaremos a saber se exigirão, ou não, provas de ligação para os cidadãos já portugueses.
Contactem-nos, se tiverem interesse em saber quais são os documentos necessários para este novo pedido.
E a tal falada comunidade histórica?
Não é aplicável a nenhum país, na sua generalidade. Mas sim, a cidades ou regiões que têm forte vínculo com Portugal, normalmente por razões migratórias.
Temos como exemplo a cidade de Newark nos Estados Unidos, conhecida como a "Little Portugal".
Assim, não havendo - e nem sendo possível - elaborarmos uma lista taxativa das comunidades históricas, teremos que acompanhar caso a caso para descobrirmos quais comunidades serão consideradas históricas aos olhos do Governo Português.
Para quem já tem o processo em andamento, serão notificados para, querendo, convolar o seu pedido em nacionalidade originária e juntar os documentos necessários face à nova lei.
A diferença de 75€ no valor dos emolumentos será reembolsada ao interessado.
Quem não tiver interesse, terá a nacionalidade concedida nos moldes antigos.

Comentários

  1. Como consigo informações sobre a alteração da cidadania de naturalização para atribuição? Meu avô era português e já sou portuguesa por naturalização.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Sandra. Obrigada por nos contactar. Por favor indique o seu e-mail para facultarmos toda a informação e documentação necessária ao seu pedido. Pode contactar-nos através do e-mail: brasil@asag.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá. Meu avô era português. Minha mãe ainda é viva. Mas a certidão de nascimento dela não consta o pai como declarante. Posso conseguir cidadania? Que documentos são necessários? Meu email: haariano@gmail. com

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. O facto do seu avô não ser o declarante não é factor decisivo para o estabelecimento da filiação. Entraremos em contacto consigo através do email que indicou e explicaremos o que é necessário. Cumprimentos, Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares