Você quer trabalhar em Portugal? Venha!!!

Viver e trabalhar em Portugal, sim é possível.



Face à actual situação socioeconómica no Brasil, há muitos brasileiros que manifestam a vontade de vir viver, trabalhar e constituir família em Portugal.
É verdade que Portugal nem sempre esteve nos seus melhores dias, e que os últimos anos, foi assolado por uma forte crise económica, mas já há algum tempo que o país mostra sinais de recuperação económica, havendo um crescimento substancial dos postos de trabalho e no poder de compra da população.
Também sempre podemos dizer que agora Portugal está na moda, com a atribuição de vários prémios de turismo, factor que tem sido decisivo para a escolha do país para o lar de algumas celebridades.

Mas, quais os passos que você deve dar para se mudar para Portugal?

O primeiro passo – caso você não tenha cidadania portuguesa ou europeia – é obter um visto de trabalho. Ora, um visto de trabalho é concedido quando já existe uma proposta de trabalho em Portugal.
Após você ter uma proposta de trabalho em Portugal, basta agendar uma visita ao Consulado de Portugal e poderá obter um visto de trabalho.
Este visto de trabalho é “convertido” pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) em autorização de residência quando você chegar em Portugal.

Obviamente que antes de ter a sua proposta de trabalho, você tem de activamente procurar emprego em Portugal.
O que nos faz perguntar: É fácil obter emprego em Portugal?

Esta pergunta não tem uma resposta fácil ou garantida.
Na verdade, depende muito das suas competências, formação e esforço. Tem de ter sempre em mente que embora existam algumas vagas em aberto, o nível de exigência do mercado é cada vez maior, pelo que deve apresentar todas as suas competências e valências num curriculum organizado e mostrar empenho.
A maioria das vagas localizam-se nas grandes cidades como Lisboa e Porto, mas dependendo da sua área de expertise, você pode ter até emprego no interior do país ou no Algarve (este último tem muita oportunidade na área do turismo).
Você pode procurar vagas de empregos, estando no Brasil, através de vários sítios web, como por exemplo:

Outra pergunta que acaba por ser frequente: O que posso esperar do custo de vida em Portugal?

Bem, o custo é muito variável consoante você viva numa grande cidade ou no interior do país, mas de certa forma também existe uma diferença salarial, dependendo do local onde você fixe a sua residência, existindo uma tendência para que os salários sejam mais elevados nas grandes cidades de modo a acompanhar o custo de vida.
Há, contudo, que ter em conta que o salário mínimo para 2017 é de 557€ brutos, ainda sujeitos a impostos e estimando-se que em 2018, o salário mínimo venha a atingir o valor de 580€ brutos.
O salário mínimo normalmente é pago para atendentes, balconistas e serviços de limpeza.
Todavia, se você tem uma licenciatura na área da tecnologia, saúde entre outras, você pode facilmente conseguir um salário superior.


Sempre diremos que vir morar e trabalhar em Portugal é uma aposta segura, uma vez que é um país não violento, tranquilo, acolhedor e disponível para receber diferentes nacionalidades, tendo um sistema de saúde publico gratuito e eficiente, bem como uma sistema de educação de excelência a preços razoáveis.

Comentários

Mensagens populares