Bolsas de Estudo em Portugal. Como fazer?

Estudar em Portugal é de graça (ou quase)!



Nos dias que correm é cada vez mais atraente para o estudante brasileiro fazer o seu curso superior ou complementar a sua educação estudando na Europa.
Sendo certo que Portugal acaba por ser o país mais interessante para fazê-lo, e isto por diversos factores, desde da proximidade da língua, o custo acessível das universidades e os protocolos especiais entre os países irmãos.

Ora, vejamos um pouco sobre as universidades do país:
Portugal tem uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra, fundada em 1290 por ordem do Rei D. Dinis ao assinar o tratado Scientiae thesaurus mirabilis.
Porém, a Universidade de Coimbra é uma entre muitas universidades portuguesas que dão as cartas na Europa, com especial destaque para o Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade Nova e Clássica de Lisboa.

Escolhida a Universidade para a qual o estudante pretende ir, temos de ver em que fase do ensino o aluno se encontra.
Se estamos numa primeira fase, ou seja, o aluno pretende obter a sua formação superior em Portugal, a forma mais simples é através do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), que pode ser suficiente como requisito único para admitir brasileiros. Por exemplo, a Universidade de Coimbra disponibiliza mais de 600 vagas para brasileiros que concorram através do ENEM.
Se o objectivo do aluno é candidatar-se a um mestrado ou a um doutorado, o processo já é completamente diferente e a candidatura deve ser instruída com curriculum vitae, projecto de trabalho e cartas de recomendação.

E agora a pergunta que pode ser intimidante: É caro estudar em Portugal?
Embora o sistema de educação em Portugal seja um dos mais acessíveis da Europa, é certo que na hora da sua decisão o custo pode pesar! Mas temos boas notícias.
É sempre possível concorrer e candidatar-se a bolsas de estudo, seja para Universidades Públicas ou Privadas, para curso superior, para mestrado e mesmo para doutorado.
As bolsas podem ser financiadas por fundações e instituições, tanto brasileiras como portuguesas.

No Brasil a mais popular é a CAPES, do Ministério da Educação do Brasil, onde pode encontrar bolsas para curso superior, doutorado, catédra e/ou estágios. Para saber mais pode clicar aqui: http://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxiliosinternacionais/paises/pais/portugal

Mas você também pode concorrer directamente a uma bolsa de estudos em Portugal, destacando-se como principais entidades:

É importante você se manter ciente que cada uma das instituições possui um conjunto de regras específicas para atribuição da bolsa.

Você pode ser beneficiado de três diferentes modalidades de bolsa:
a) Bolsa que só abrange o pagamento da mensalidade (que em Portugal se chama de propina);
b) Bolsa que abrange o pagamento da mensalidade e ainda um auxílio mensal (variável e casuístico) que permite fazer face a despesas de alimentação, saúde e alojamento;
c) Bolsa de mérito, que para além de abranger a mensalidade, o aluno recebe uma ajuda mensal fixa para se manter.


Mas se não conseguiu obter uma bolsa de estudos, não desespere. 
Pode sempre financiar os estudos através do recurso a instituições bancárias que possuem programas especiais de financiamento de apoio ao estudante que pode ser pago apenas após a conclusão dos seus estudos.

Qualquer dúvida entre em contacto connosco através de brasil@asag.pt ou dê uma espreitadela aos demais conteúdos no nosso blog.

Comentários

Mensagens populares