Portugal é fixe?

Venha conhecer Portugal




Em 1986, através de campanha eleitoral, Portugal foi apresentado a uma palavra nova: fixe!
A palavra foi na altura espalhada por toda a parte: t-shirts, cartazes, autocolantes e bandeiras, mas a palavra não ficou contida a uma mera campanha, evoluiu e passou a aplicar-se a tantas outras coisas.
Para quem não sabe o que é fixe, significa que é legal, é maneiro, é aquela garota que toda a gente quer conhecer.
Mas paremos de divagar, vamos falar sobre um tópico super importante: Portugal.
Todos os dias somos bombardeados com frases: Portugal ganhou prémio internacional de turismo, Portugal foi eleito o melhor país para viver, Portugal é o país mais hospitaleiro da Europa.
Mas será que é verdade? Será que podemos agarrar no “adjectivo” do Mário Soares e dizer: Portugal é fixe?
Nós somos suspeitas, mas sim, Portugal é fixe.
E porquê? Vamos ver alguns pontos:

1. Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

O Índice Global de Paz 2017, realizado pelo Instituto para a Economia e Paz, indica que Portugal ocupa o terceiro lugar do ranking, consolidando assim a sua posição como um dos países mais pacíficos do mundo.
Facilmente, qualquer turista ou recém-chegado a Portugal se sente seguro em qualquer rua do país, mesmo na capital.

2. Portugal tem 7 universidades no ranking das melhores do mundo

Sim, Portugal tem boas universidades reconhecidas por todo o mundo.
E onde é possível estudar sem recorrer um crédito que iremos pagar até aos 80 anos.

3. Portugal tem uns dos melhores doces do mundo e nós falamos a sério

Quem não se imagina em Portugal a comer um belo pastel de natal, ou qualquer outro doce conventual, como o pastel de Tentúgal ou uma torta de Azeitão?
O nosso pastel de nata é tão bom, que actualmente é vendido em quase toda a parte do mundo, desde a China aos Estados Unidos da América.
Mas, nunca é tão saboroso como comer em Portugal numa esplanada com vista para o rio Tejo ou Douro.

4. Portugal tem um clima que serve todos os gostos

Portugal tem apenas uma área de 92,212 km², e embora seja um país bastante pequeno, a verdade é que o clima em Portugal é bem diferente de região para região do país.
De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, o clima de Portugal continental é mediterrânico.
Devido a este clima, é possível deslocar-se ao sul do país – Algarve – e banhar-se em águas quentinhas (há quem o diga). E ainda desfrutar da beleza dessas praias, tal como a praia da falésia, que foi eleita como umas das melhores praias do país, pelos votantes do Trip Advisor, ganhando o prémio de Travellers’ Choice Award.
Mas, você também poderá ter o prazer de conhecer o mar bravo na costa ocidental do país, onde pode “apanhar” umas ondas e deliciar-se com o cheiro da maresia e do peixe acabado de pescar, ou se for adepto de desportos radicais, pode até surfar na praia onde o Garrett McNamara surfou a maior onda do mundo.
E se ainda tiver tempo, pode visitar aquela que foi eleita a melhor praia da Europa pelo European Best Destination em 2017, a praia dos Galapinhos, no coração da Serra da Árrabida.
Porém, se gostar de esquiar e apreciar paisagens com lagoas, pode sempre ir à Serra da Estrela, o local mais alto de Portugal Continental.
Sendo certo que Portugal é um dos países europeus mais amenos: a temperatura média anual varia entre os 12ºC no Norte até 18ºC no Sul.
Os nossos verões são amenos nas terras altas do norte do país e na região litoral norte e centro.
Os meses da Primavera e do Verão são sempre solarengos e secos, podendo até atingir temperaturas dignas do deserto, cerca de 40ºC.
Já os Outonos e Invernos são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos, sendo bem mais frios nos distritos a norte do país, podendo até ocorrer temperaturas abaixo do 0ºC.
Todos ficaram com vontade de viver cá, não é? Mas quanto custa?
Para saber mais sobre este assunto, veja o nosso blog na semana que vem J
Venha conhecer Portugal!

Comentários

Mensagens populares