Adeus ano velho, feliz ano novo!


Que tudo se realize no ano que vai nascer...



Mais um ano! Tão cliché dizermos que passou rápido... mas é verdade!
Nas vésperas de darmos adeus a 2017 e com 2018 a bater a porta, fazemos uma retrospectiva do que foi este ano para Portugal.

Em 2017, comemorámos os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. As comemorações foram dignas de um centenário e contámos com a presença do Papa Francisco.

Apesar de Portugal ser um Estado laico, isto é, neutro no campo religioso, não apoiando, nem discriminado nenhuma religião,  um estudo realizado pelo IPAM -
Instituto Português de Administração e Marketing – concluiu que 97,1% dos portugueses afirmam ser católicos.
Então, sim, para os Portugueses, a presença do Papa marcou o país!

E não é que para juntar à festa de Fátima, pela primeira vez na história, Portugal ganhou o festival Eurovisão da canção? O Salvador Sobral fez uma interpretação fantástica de “Amar pelos Dois”, de autoria da sua irmã, Luísa Sobral, e deitou abaixo Kiev.
Quem ainda não viu, vale a pena ver: https://www.youtube.com/watch?v=dlqdpYDDGFA

Ainda falando de música, as nossas fadistas continuaram em alta pelo mundo e a Carminho gravou um álbum com canções do Tom Jobim, em parceria, com nada mais - nada menos, que o filho do Tom, Paulo Jobim.


E ainda tiveram a participação especial de Chico Buarque, Marisa Monte e Maria Bethânia.
Para quem nunca imaginou ouvir Tom Jobim em fado, confira. Ficou fantástico!

Infelizmente, o ano não trouxe só coisas boas e tivemos uma das maiores tragédias das últimas décadas, marcada pelos fogos, as mortes em Pedrógão Grande sensibilizaram o mundo e deixaram os portugueses de luto.


O clima também não ajudou. Portugal teve entre os meses de Abril e Novembro a maior seca desde 1931.
Já foi o tempo em que dizíamos “Abril, águas mil”.

Também foi em 2017 que vimos o nosso ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, enterrado na chamada “Operação Marquês”, sendo acusado pelo Ministério Público de ter cometido 31 crimes.
Entre eles três de corrupção passiva, 16 de branqueamento de capitais, 9 de falsificação de documento e 3 de fraude fiscal qualificada. O Ministério Público especifica que o antigo primeiro-ministro acumulou na Suíça 24 milhões de euros.

Sim, não é só no Brasil que os políticos envergonham!

Em 2017 tivemos a entrada em vigor da nova lei da Nacionalidade, que veio garantir a nacionalidade de origem aos netos dos cidadãos portugueses, mesmo quando os seus pais não tenham nacionalidade portuguesa.
Já para 2018 ficaram as conclusões dos primeiros pedidos de nacionalidade submetidos ao abrigo dessa alteração.

Também entrou em vigor a nova Lei da gestação de substituição, vulgarmente conhecida como barriga de aluguer. A mesma agora é possível, a título excepcional e gratuito, quando a mãe padeça de doença grave uterina ou ausência do órgão, impedindo de forma absoluta a gestação, ou quando alguma outra situação clínica justifique.
Além disso, a lei veio permitir que a gestante de substituição seja da família do casal que recorre ao método, abrindo portas para as mães e irmãs ajudarem na concretização desse sonho.
Embora haja muitos céticos em relação ao efeito prático da nova Lei, estamos confiantes de que poderá ajudar muitas famílias.

Os nossos arqueólogos também estiveram em grande este ano e, na gruta da Aroeira, em Torres Vedras, encontraram o fóssil humano mais antigo já registado em Portugal, com cerca de 400 mil anos.

Neste ano, perdemos o querido a afamado Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés. A popular banda portuguesa de rock marca gerações desde 1978

Dois dos maiores empresários portugueses também nos deixaram, Belmiro de Azevedo e Américo Amorim.

Na política perdemos Mário Soares, ex- Presidente e ex-Primeiro Ministro de Portugal.

Em 2017, pela primeira vez, o Benfica sagrou-se tetracampeão nacional. A equipa do Benfica, para além de ter o brasileiro Luisão como capitão, contou ainda com os golos de Jonas e grandes defesas de Ederson e Júlio César. 
Ponto para o Brasil também!


E, como não poderíamos esquecer de mencionar, Portugal foi eleito o “Melhor Destino do Mundo” nos World Travel Awards!!!
Estamos para lá de orgulhosos!


Assim, nos despedimos deste ano agradecendo-vos por nos terem acompanhado em 2017 e por terem confiado no nosso trabalho e dedicação. Para 2018, a ASAG deseja-vos um ano repleto de boas notícias!

Comentários

Mensagens populares