Quer descobrir os dados dos seus ascendentes portugueses?


Está a distância de um clique!

Como já dissemos em posts anteriores, o primeiro passo para conseguirmos dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa é encontrarmos os registos do cidadão português. Naturalmente quando o laço de ascendência é recente, essa busca é facilitada.
Mas, quando o nosso grau de parentesco já vai lá atrás, tudo se complica.
Mas difícil não é impossível!
Desde de que saibamos o nome, filiação, ano e local de nascimento, estamos aptos para procurarmos nos arquivos distritais e com mais ou menos informações, mais ou menos tempo, chegamos lá!
O problema maior com que nos temos deparado é quando os documentos brasileiros não têm os dados corretos e a família não sabe mais nada para além do que ali consta.
Isto porque é importante lembrarmos que os nossos ascendentes portugueses quando emigraram para o Brasil, muitas vezes chegaram indocumentados e os registos brasileiros foram sendo lavrados com base em declarações.
Por vezes, devido à pouca escolaridade que possuíam, informavam erroneamente os seus dados, ou com o passar dos anos as mesmas foram alteradas quando transcritas de um documento para o outro.
Assim, é comum termos que começar as buscas no Brasil antes de começarmos a procurar em Portugal.
Para isso, sempre começamos por sugerir que perguntem aos familiares mais próximos. Há histórias que desconhecemos e que vêm à tona quando passamos a interessar-nos.
Mas sabemos que, infelizmente, às vezes também não temos sucesso por aí.
E ficamos num “beco sem saída”.
E é aqui que entra a boa notícia! A tecnologia joga a nosso favor e atualmente é possível encontrarmos sites fantásticos que nos fazem passar a noite em claro a viajar por rostos e histórias.
Conseguimos entrar nos arquivos dos registos brasileiros de imigração e encontrar os documentos com os quais os nossos ascendentes entraram e se regularizaram na Terra de Vera Cruz.
Dêem uma olhada nos links abaixo, explorem e encontrem muitas curiosidades e dados totalmente desconhecidos sobre os vossos avós, bisavós e tataravós.




Espreitem e viajem pela história da vossa família.

Depois que conseguirem mais informações sobre as vossas raízes portuguesas, entrem em contacto connosco que em Portugal tratamos nós ;)

Comentários

Mensagens populares