Porque há tantos brasileiros vindo para Portugal?


Portugal é "in" 


Todo mundo sabe que Portugal está na moda. Basta pensarmos nos nossos amigos ou irmos às redes sociais e, certamente, vamos encontrar algum ou alguns conhecidos de mudança para cá.


Os problemas que levam os brasileiros a saírem do seu país também são conhecidos. Apesar da diferença social, instabilidade económica, corrupção e violência não serem novidades para o povo brasileiro, ao que parece cansaram-se. Estão fartos de enfrentarem um desafio diário para conseguirem a qualidade de vida que merecem. 


E se em outros tempos, os Estados Unidos, mais especificamente, Miami, era a escolha de eleição, talvez devido aos últimos acontecimentos norte-americanos, já não é para lá que os brasileiros querem ir.


Nessa onda, muitos artistas brasileiros também decidiram viver cá, como é o caso da apresentadora Márcia Goldschmidt, Giovanna Antonelli, Mallu Magalhães, Marcelo Camelo, Claudia Abreu e Pedro Cardoso.


Concordamos que a semelhança entre Brasil e Portugal nos torne uma opção óbvia, mas ilude-se quem pensa que vem para cá e não sente um enorme choque cultural. Pois, por mais semelhanças que os países tenham, as pessoas estão “formatadas” de forma diferente, têm uma visão de mundo e de vida que sentimos logo quando chegamos cá.


A maior igualdade social é um dos fatores surpresa. E descobrimos que patrões e empregados podem viver no mesmo bairro, terem a mesma gama de carro e os filhos podem frequentar a mesma escola.


Aqui, o brasileiro encontra um refúgio, um lugar para onde fugir do caos. Mas, também um país desenvolvido, com uma vida cultural e social intensa e muito encanto.


Já para não falar que já somos muitos em terras lusas, o que facilita o acesso a muitos produtos que, para matarmos as saudades, há uns anos atrás só mesmo “encomendando” aos familiares.

Para terem uma ideia, segundo os dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) vivem, hoje, legalmente em Portugal cerca de 80 mil brasileiros. Se contarmos com os brasileiros que têm cidadania europeia, esse número ainda sobe, substancialmente.


Porém, porque o mercado de trabalho português já teve melhores dias, o perfil do imigrante brasileiro actual é diferente do que veio para cá há 20 anos.

Naquela altura as ofertas de trabalho, especialmente na área da construção civil, trouxeram muitos brasileiros em busca de melhores salários e condições de trabalho. A vida em Portugal possibilitava que amealhassem algum dinheiro para voltarem para o Brasil numa situação mais confortável do que vieram.


Parte dos brasileiros que estão vindo agora para Portugal já têm algum suporte financeiro. A maioria deles tem a possibilidade de comprar um imóvel cá.

Riscando o aluguer do seu orçamento familiar, têm mais folga para as despesas diárias, não estando tão pressionados pelo mercado interno de trabalho ou vivendo confortavelmente apenas com o rendimento que trazem do Brasil.

Vivendo aqui também descobrem que não precisam de carro para tudo, que é possível comer fora por pouco, aproveitam os grandes saldos e viajam barato por outros países da Europa.

Os filhos têm a oportunidade de ingressarem em faculdades públicas de renome, por pouco dinheiro e o acesso à saúde, mesmo privada, é muito mais barata do que no Brasil.
O retorno à terra natal não faz parte dos seus planos, então firmam raízes.



Outra parte substancial dos brasileiros que estão de mudança para cá, são os com grande poder aquisitivo. Estes aderem com frequência ao programa do Golden Visa, que é uma autorização de residência concedida ao estrangeiro que efectue uma transferência bancária acima de 1 milhão de Euros ou compre um imóvel a partir de 500.000€, entre outros.

Segundo as imobiliárias portuguesas, vocacionadas para o mercado de luxo, o interesse por parte dos brasileiros é crescente, dominando grande parte dessa fatia de mercado.

E isso reflecte-se nos números. Actualmente, os cidadãos brasileiros só perdem para os Chineses na concessão do Golden Visa, tendo havido um aumento substancial no último ano.
 



Não discordamos desta nova tendência, pois não temos dúvidas de que Portugal é uma aposta segura e que esse novo fluxo imigratório é benéfico para ambos os países.



Portanto, façam as contas e pensem nos prós e contras. E se precisarem da nossa ajuda, digam!

Comentários

Mensagens populares