Cidadania Portuguesa ou Italiana? Qualquer uma delas pode ser a chave da sua mudança!






Seja a portuguesa ou a italiana, a pessoa que obtiver umas destas cidadanias, pode livremente viver em qualquer um dos países do Espaço Schengen.

Todos nós sabemos e falamos que o Brasil foi um país que recebeu, ao longo dos últimos séculos, muitos imigrantes, entre africanos e europeus.

E por esta razão, a grande maioria dos brasileiros sabe que o seu avô ou seu bisavô vieram daqui ou de acolá.

Sendo a imigração portuguesa uma das mais representativas da história brasileira.

Os portugueses migraram para o Brasil, por fases, que foram ditadas pela situação económica e política de ambos os países.

O primeiro grande fluxo migratório aconteceu entre 1891 e 1929, quando grande parte portugueses foram para o Brasil para trabalhar nas lavouras.

Devido à crise económica mundial de 1929, a imigração portuguesa no Brasil diminuiu, só voltando em força na década de 50.

Este aumento deveu-se ao grande crescimento da população portuguesa e  à mecanização de algumas actividades agrícolas.

Naquela altura, o perfil do imigrante português também mudou, eram pessoas de pouca instrução, de origem pobre, muitas mulheres e crianças órfãs abandonadas.

Esses imigrantes eram maioritariamente do Norte de Portugal e Ilhas.

Face a este grande número de portugueses que entraram no Brasil, não é surpresa o número crescente de pedidos de nacionalidade portuguesa por parte dos brasileiros.

Assim, no ano de 2017,  os brasileiros foram os que mais pediram a cidadania portuguesa, com mais de 10 mil pedidos.

Segundo os dados do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, elaborado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, os brasileiros também são, actualmente, a maior comunidade estrangeira em Terras Lusas.

Mas, um dado curioso é que segundo o mesmo estudo, a comunidade italiana em Portugal também aumentou no ano passado, em cerca de 50% em relação ao ano anterior. 
E isto porque 17% desses cidadãos de nacionalidade italiana são de origem brasileira.

Ou seja, muitos dos brasileiros que decidiram viver para Portugal e que viram o seu pedido de nacionalidade portuguesa sem viabilidade, encontraram nos ascendentes italianos uma forma de conseguirem o passaporte europeu.

E faz todo o sentido! São milhares de descendentes italianos em Terras de Vera Cruz!

O imigrante italiano também marcou a história do Brasil, tendo se adaptado com facilidade ao solo brasileiro e criado raízes.

O grande fluxo migratório italiano deu-se entre 1860 e 1920 e foi causado pela forte crise económica que a Itália atravessava, na tentativa de sobreviver após anos de luta para a unificação do país.

O Brasil, em contra partida, incentivava fortemente a imigração, através da “imigração subvencionada”, que ocorreu de 1870 até 1930 e servia como estímulo para vinda de imigrantes, através do financiamento de passagens, alojamento e contratos de trabalho.

Com uma personalidade mais próxima do povo brasileiro e com costumes semelhantes, a integração deste povo foi significativamente mais fácil do que dos japoneses e alemães.

Assim, os italianos também deixaram milhares de descendentes no Brasil, sendo, nos dias que correm, uma das comunidades mais activas do país.

A imigração em massa de portugueses e italianos é, para os brasileiros,  uma grande fonte para a obtenção da nacionalidade de um país da União Europeia.

E por esta razão, muitas das pessoas que nos procuram não conseguem estabelecer qualquer ascendência portuguesa, porém encontram em Itália a sua origem.

A pensar nessas pessoas, trabalhamos em parceria com um grande escritório italiano, com vasta experiência na área da nacionalidade.
Assim, conseguimos dar apoio aos que não podem ser cidadãos portugueses, mas podem adquirir a nacionalidade italiana.

Com uma boa assessoria, a obtenção da nacionalidade italiana não demora mais do que alguns meses, diferente dos 20 anos que leva o processo de quem tenta requerer a nacionalidade sem qualquer apoio jurídico especializado.

Qualquer que seja o seu caso, não deixe de nos contactar!

Comentários

Mensagens populares