Gostamos é do verão!


É verão na Europa. Sol e calor em Portugal, finalmente!
É bem verdade que em Portugal não nos podemos queixar. Provavelmente o melhor clima da Europa, saímos ilesos dos invernos rigorosos que assombram boa parte do Velho Continente.
Mas ainda assim, um bom português espera ansiosamente pelo verão! E principalmente pelo mês de Agosto, quando a maioria tira férias.
As escolas encerram os seus anos letivos em fins de Junho e as aulas só retomam em meados de Setembro. São as férias grandes!
Nesta altura, há muitas atividades para as crianças, muitas vão para praia com as escolas ou com os chamados ATLs – centro de atividades de tempos livres – outros inscrevem-se em colónias de férias ou programas de verão, oferecidos pelo Jardim Zoológico, Oceanário, pelas Câmaras Municipais entre outros.
Há também aquelas que ficam aos cuidados dos avós, que aproveitam para encherem de mimos e “estragarem” os netos com muitos gelados!
O verão cheira a água salgada e sardinha. Os peixes grelhados acompanhados por salada de pimentos assados invadem as esplanadas e as casas portuguesas. É tão bom!
O Algarve continua a ser o destino de eleição, com imensa variedade de praias e muitas ofertas de alojamento. Há quem vá para ficar 2 semanas ou quem passe poucos dias, apenas para sentir o gostinho do verão algarvio e “lavar a alma” com uns banhos de água quente.
É a altura para visitar a “terra” e rever gente antiga. Os imigrantes vêm de férias com as suas famílias e as aldeias ficam cheias.
As festas nas aldeias e as procissões invadem o país e os cantores rodam os quatro cantos a fazerem concertos nos festejos locais.
Há também os festivais de verão, onde os jovens, com suas barracas de camping, mudam-se por vários dias para diferentes pontos do país, para poderem acompanhar artistas de peso.
Na praia, não há empadas, cerveja ou camarão frito a circular no areal, mas há as famosas bolas de Berlim, que nada mais são do que sonhos em tamanho grande, recheados com creme de ovo. Num dia numa praia portuguesa, não podem faltar.
As pessoas também têm por hábito levar muita fruta para irem comendo ao longo do dia, pêssegos, ameixas, uva, melão e melancia... fresquinhas. Uma delícia!
Fazer picnics também é um típico hábito do verão. Há vários lugares conhecidos como “parque de merendas” onde as famílias têm uma estrutura montada com mesas, cadeiras e grelhadores, onde podem usufruir das sombras das árvores e de uma boa refeição caseira.
As esplanadas (que são as mesas dos restaurantes ou cafés, postas nas calçadas) ficam cheias. Muitas a servir um dos petiscos de verão mais apreciados, os caracóis. Sim, aqueles bichinhos rastejantes são cozidos na panela, com um caldo bem temperado. Não conheço muitos brasileiros que se aventurem a provar, mas há quem não passe um verão sem muitos caracóis. Pelo que, vale a pena, ao menos, experimentar.
Um bom vinho verde, várias imperiais (chopps) e algumas minis (longnecks de 20cl ou 25cl) fecham com chave de ouro os dias em que o Sol só se põe por volta das 9 da noite.
Infelizmente, como tudo que é bom dura pouco, em Outubro o verão já deixa saudades e é hora de começarmos a pensar em aquecermos os pés junto a lareira :)

Comentários

Mensagens populares