Passaporte Português e o Mundo aos seus pés


Vai “Turistar”? Será que precisa de visto?



De acordo com a publicação deste ano do Passport Index, o passaporte português está no top 3 dos passaportes mais poderosos do mundo, fazendo companhia aos portadores dos passaportes da Áustria, Suíça, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Grécia e Canadá.
Com o passaporte português, você pode entrar em 164 países sem a necessidade de requerer visto prévio para fins turísticos e lazer.
O que significa “sem necessidade de visto”?
A não necessidade de visto tem duas vertentes:
a) Visa – free (Isenção de visto) – Neste caso, Portugal tem acordo com 122 países. Significando que um portador de um passaporte português, não tem de fazer qualquer tipo de acto prévio antes e nem depois de viajar para aquele país. Ou seja, um português que pretenda viajar para a Malásia (por exemplo, um dos 122 países) não necessita de se deslocar ao Consulado da Malásia em Portugal e requerer um visto.
Mas também, quando chega à Malásia, apenas tem de mostrar o seu passaporte, não tendo de pagar qualquer emolumento pela entrada ou requerer autorização de entrada na hora.
Sendo que a estadia máxima nesses países nunca pode ser superior a 90 ou 180 dias (dependendo do país), nem para qualquer outra actividade que não seja turismo ou lazer.
b) Visa on arrival (Visto na chegada) – Neste caso, Portugal tem acordo com 42 países.
No caso do visa on arrival, os portugueses que se pretendam deslocar aqueles países, não tem de solicitar qualquer tipo de autorização prévia às autoridades consulares daquele país antes de saírem de Portugal.
Isto é, apenas quando chegam àquele país, é que solicitam uma autorização – commumente paga – para entrar e ficar naquele território durante algum tempo.
Tratando-se do exemplo da República da Índia, um português que deseje viajar para a Índia, apanha o seu avião normalmente e quando aterra e passa pela imigração é lhe solicitado (após o preenchimento de um formulário simples) a quantia de cerca de 100€ para entrar e ficar no país por um período de 30 dias.
A República da Índia é um dos 42 países, que exige visa on arrival aos detentores de passaporte português.
Por isso, ainda antes de viajar, certifique-se quais as condições do país para o qual está a viajar, se estamos a falar em isenção de visto ou na emissão de visto na chegada, uma vez que tal tem normalmente implicações financeiras.
Para saber estes detalhes todos, deve sempre verificar o país de destino junto do Portal das Comunidades.
Por fim, existem 34 países no mundo, que para viajar, o cidadão português deve dirigir-se à representação consular desse país em Portugal e requerer uma autorização prévia antes de entrar no país.
Nestes casos, o cidadão deixa o passaporte e demais documentação junto dos serviços consulares daquele país, que analisará o pedido e concederá ou não o visto, normalmente afixando um selo no passaporte.
A emissão do visto geralmente depende sempre do pagamento de um emolumento próprio e variável de país para país.
Mas que países são esses?
Afeganistão, Algéria, Butão, República do Burúndi, Camarões, República Centro Africana, Chade, China, Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Estado da Eritreia, Gana, Guiné, Iraque, Libéria, Líbia, República do Mali, Mongolia, República de Nauru, Níger, Nigéria, Coreia do Norte, Paquistão, Rússia, Arábia Saudita, Serra Leoa, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Turquemenistão, Vietname, Iémen.

Assim, tratando-se num desses países, verifique sempre procedimentos e protocolos antes de viajar.


Mas - embora ainda precise de alguns especiais cuidados quando viajar com o seu passaporte português - saiba que é um passaporte forte e que lhe dá imensas valias.

Comentários

Mensagens populares