Depois da alteração da lei da nacionalidade, qual é o melhor caminho para obter a cidadania portuguesa?


Sou neto de português, mas meu pai/mãe é filho(a)! E agora? 


Muitos clientes nos procuram nesta situação.

A possibilidade de fazer um único processo é tentadora. E agora com a alteração da lei da nacionalidade, a obtenção através dos avós já não é limitativa. Ou seja, tendo assumido o carácter originário, a cidadania pode ser passada aos filhos.
Assim, muitos se veem na seguinte encruzilhada... o pai não tem interesse na nacionalidade portuguesa, na verdade nem nunca sequer pensou nisso. Mas eles querem! E... poder obter diretamente através dos avós é encurtar caminho! 

Mas…faz sentido seguir este atalho? Não!

Nós continuamos a aconselhar que, quem tem a possibilidade de fazer o processo de todas as gerações, deve fazê-lo.

E porquê?

Primeiramente, por causa da documentação.
Os documentos que têm de apresentar para os dois processos é ainda menor do que a documentação de apenas um processo feito através dos avós.
Mais! Não há a necessidade de fazer provas de ligação à comunidade portuguesa, o que sendo um critério discricionário, tentamos sempre evitar.

O tempo. E porque ninguém gosta de perder tempo...
Podem acreditar, dois processos através dos progenitores é mais rápido do que um único através dos avós.
Consideravelmente mais rápido :)

Se é mais rápido e menos burocrático... conseguimos rapidamente perceber que aqui o provérbio “Quem se mete em atalhos, se mete em trabalhos” cai como uma luva!

Naturalmente, apoiamos e valorizamos a alteração da lei, pois apesar das burocracias acrescidas, veio permitir a atribuição da nacionalidade a um grande grupo de pessoas que estavam impedidas, como os bisnetos dos cidadãos portugueses.

Mas, com base na nossa experiência na área da nacionalidade e conhecendo profundamente os trâmites, timings e burocracias... aconselhamos essa via apenas para quem não tem possibilidade de recorrer à via dos progenitores.

“Cada caso é um caso”. Saibam escolher o melhor caminho e na dúvida estamos aqui para ajudar na vossa orientação ;)

Comentários

  1. Eu, sendo bisneto, posso adquirir a cidadania diretamente? Tenho vontade.
    E-mail: leonirguerra@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. As chances de sucesso dos pedidos de nacionalidade feitos directamente através dos bisavós são muito reduzidas. Entretanto, entraremos em contacto consigo através do email que forneceu para estudarmos as suas alternativas. Cumprimentos, Ana

      Eliminar
    2. Minha sogra é neta de portugueses e solicitou a cidadania. Se ela conseguir, meu marido (filho dela e bisneto de português) pode conseguir a cidadania?

      Eliminar
    3. Olá Mayra, não obstante termos que analisar os documentos, a partida, o seu marido tem direito à nacionalidade, sim. Os procedimentos irão variar consoante a sua sogra tenha pedido a nacionalidade nos termos da antiga ou da nova lei. Se quiser, mande-nos um e-mail para brasil@asag.pt e poderemos ajudá-la.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Sou bisneta de franceses e de portugueses, tenho ambos sobrenomes, posso conseguir a nacionalidade dos dois?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Nós não tenho conhecimento da lei da nacionalidade francesa. Quanto a Portuguesa, o sobrenome, por si só, não é indício suficiente. Se quiser informações mais detalhadas acerca do seu caso, entre em contacto connosco através do email brasil@asag.pt. Cumprimentos, Ana

      Eliminar
  4. Sou neta de português, quanto tempo está demorando para sair a aprovação pela nova lei, depois que o processo é montado com todos os documentos e enviado para a Lisboa???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone. Os documentos deverão ser enviados para Lisboa, sim. Entre em contacto connosco através do e-mail brasil@asag.pt e daremos a informação detalhada.
      Cumprimentos, Ana

      Eliminar
  5. Li sobre a nova lei dos netos e esta é a minha única possibilidade, já que meu pai que era o filho do avô português, é falecido.
    Participo ativamente de um clube português há uns 6 anos e gostaria de saber se é possível conseguir a nacionalidade portuguesa como neta. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Ana Helena. Você parece ter todas as condições reunidas. Entre em contacto connosco através do e-mail brasil@asag.pt ou faculte o seu e-mail e enviaremos toda a informação necessária. Cumprimentos, Ana

      Eliminar
    2. Lhe agradeço se puder me enviar informações: anahelena4444@gmail.com

      Eliminar
  6. Sou neto de cidadãos portugueses, porém sou adotado, existe termo de adoção! Meu pai que já tem idade avançada não tem interesse nem saúde para atribuir nacionalidade. Posso eu adquirir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua questão é complexa, mas nós podemos ajudá-lo. Por favor entre em contacto com o nosso escritório através do e-mail: brasil@asag.pt.

      Eliminar
  7. Boa noite!
    Sendo filha de português estou pensando obter minha nacionalidade por atribuição com finalidade do meu filho também poder se naturalizar. Preciso de ajuda pra saber se isto é possível já que meu filho é adotado desde 2000, estando hoje com 17 anos .
    Agradeço pela atenção,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. No seu caso, para o seu filho ter direito à nacionalidade, temos que fazer a revisão e confirmação da sentença que decretou a sua adopção no Brasil. Para mais detalhes, entre em contacto connosco através do e-mail Brasil@asag.pt.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares